Destaques

11 de dezembro de 2009

Moda conceitual, artistas, Thierry Mugler

Sempre que assistimos um desfile de moda perguntamos "mas onde vamos usar essas roupas?". Normalmente as peças apresentadas em desfiles não são para serem usadas no dia a dia, e sim, pra mostrar a criatividade do designer perante o tema escolhido. As peças do dia a dia são outras, adaptadas, vendidas nas lojas. As peças dos desfiles, muitas vezes por serem conceituais, vão pro acervo do estilista, editoriais de moda ou podem ser feitas sob encomenda para quem (raramente) se interessar.

Há algum tempo tenho acompanhado o fenômeno Lady Gaga e o bafafá sobre suas roupas. O que acontece é que ela (na verdade personal stylist dela, Nicola Formichetti) foi uma pessoa MUITO esperta porque notou que a moda conceitual é absurdamente interessante, mas não é usada. E então, a cantora começou a andar por aí usando roupas super conceituais e virou esse fenômeno todo, pois todo mundo a espera para ver "que roupa ela estará usando".

Isso foi uma quebra incrível de comportamento em relação à moda. Antes de Gaga, se um artista ou pessoa normal usasse uma roupa conceitual por aí, ia ser super mal falado, criticado, estar na lista dos mal vestidos, etc. Hoje, todo mundo parece estar querendo peças conceituais pra sair na rua, aparecer mais, chamar a atenção. É sinal de ousadia. Não é incrível como um artista pode influênciar e mudar comportamento das pessoas perante a moda?

Ainda seguindo esse papo de moda conceitual, eu estava no ócio e liguei a tv na mtv americana pra ver as bizarrices de lá. E me passa um clip da Beyonce  usando uma roupa de metal do Thierry Mugler, roupa essa, que eu era apaixonada nos anos 90. É um tipo de body-corset com luvas em metal dourado que eu tive o inesquecível prazer de ver pessoalmente numa exposição uns 5 anos atrás.
Na hora que vi o clip nem me passou pela cabeça que era a peça original de Thierry, achei que era um tipo de cópia adaptada, primeiro porque Thierry anda meio aposentado há anos, segundo porque aquela peça era dos anos 90 e foi desfilada por Linda Evangelista (Sim! Eu tenho recortes da época!), qual a finalidade de ressussitar peças antigas se todos querem o novo? Fiquei intrigada e fui pesquisar. Descobri que Thierry rescussitou e fez o figurino do show da cantora. Muitas das peças, são as peças criadas por ele nos anos 90! Peças lindas, futurísticas, angulosas, chamativas, tão características do trabalho dele.

E aí me veio a questão: De onde vem esse interesse de Beyonce de usar roupas conceituais também? Estaria ela querendo entrar numa desputa visual com Lady Gaga? E se essa "moda" de usar roupas conceituais por aí pegar? Será que o sonho de todo estilista se realizará: de ver todas as suas criações, livres de limitações quanto à forma e estilo podendo circular livremente pelas ruas sem serem chamadas de bizarrices?

Bom, se vai pegar eu não sei, mas garanto à voces que eu tenho uma lista imensa de peças conceituais que eu adoraria usar por aí se fosse "permitido" a nós, mortais. =)

Lady Gaga usando peça conceitual de Thierry Mugler:

Um pouco da maravilhosa moda conceital de Thierry:
 
 

Essa é a peça de metal que eu adoro e que tem uma outra versão mais completa da peça com as pernas, bem parecida com a da foto acima em que uma modelo desce uma escada:

Beyoncé usando a peça atualmente:

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Acho super interessante essa nova onda de moda conceitual.
    Mas, pena que é só pros artistas, ainda tá muito longe da realidade de pobres mortais como a gente.
    A Beyonce até gravou uma música e clipe com a Lady Gaga, tentando captar a mesma "bizarrice" da Lady Gaga, mas com ela não acho que combina.
    A Lady Gaga usa no clipe Paparazzi essa roupa também:
    http://4.bp.blogspot.com/_7w771LFkrBg/SyJ3IZ-yHhI/AAAAAAAABwQ/_d-mUJMMv-I/s1600-h/thierry-mugler-homenaje4a.jpg

    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o novo clip da Gaga, Bad Romance e ela usa as peças super conceituais do ultimo desfile do Alexander McQueen.

    Pois é, as roupas conceituais ainda estão longe de pobres mortais como a gente, mas já tem gente normal usando peças assim na rua! Em grandes capitais da moda - européias e nos EUA - e foi isso que me incentivou a criar a postagem!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in