Destaques

5 de maio de 2010

Século XIX - Parte 2: Era Vitoriana


Para ler a postagem sobre A Moda na Era Vitoriana , você deve ser redirecionado ao meu novo blog, exclusivo sobre História da Moda. Clique AQUI para acessar o blog e o link do post:
http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/seculo-xix-parte-2-moda-na-era-vitoriana.html
A Era Vitoriana, no Reino Unido, foi o período do reinado da Rainha Victória: a partir de Junho de 1837 até Janeiro de 1901. A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos primeiros anos de reinado e Mid to Late Victorian (1860 – 1901) do meio para o fim do reinado.

Leia também:
Postagem anterior:
Século XIX - Parte 1: Os Românticos

Mais postagens sobre história da moda no link Moda Histórica.
O texto foi escrito por mim, de acordo com minhas pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil. Se forem usar para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes.

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Nossa, adorei o post!
    Eu acho tão lindos esses vestidos da era vitoriana.
    Principalmente dessa terceira era, as roupas dessa era são estilo usadas no filme Dracula de Bram Stoker, né?
    Eu acho tão perfeito hehe
    Mas acho um absurdo a mulher usar 3 corsets, e um monte de saias e tudo mais, imagina só isso daqui no Brasil, todo mundo morria de calor haha

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a Era Vitoriana!
    Naquela época as mulheres eram muito elegantes, só acho um exagero usar três corsets e carregar 15 quilos de roupas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post sobre a era vitoriana, minha era preferida, muito glamour nas roupas tanto na primeira face como na segunda.Concordo com a Violet uma exagero tanta roupas, mas foi exatamente isso que as deixaram tão singular para nos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post sobre a era vitoriana, minha era preferida, muito glamour nas roupas tanto na primeira face como na segunda.Concordo com a Violet uma exagero tanta roupas, mas foi exatamente isso que as deixaram tão singular para nos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!
    Tá o espaartilho nakela época devia ser uma tortura, mas hoje em dia, todo mundo quer um *-*

    ResponderExcluir
  6. O espartilho na época não era apenas uma tortura, mas praticamente uma obrigação. E nada do que é obrigado é legal.
    Hoje usa quem quer, quando quer, aperta-se o quanto quiser, seja por loucura, fetiche ou apenas estilo. Não é mais uma obrigação social e nem uma submissão para a mulher.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a lady s.
    Deve ter sido bem dificil para essas mulheres, em foto parece bem teatral, mas como fazer tarefas domesticas, ser submissa as vvontades do marido e seguir a moda ao mesmo tempo(alem de nao morrer)? Impossivel
    E felizmente foi graças a essas grandes mulheres que hje em dia o desconforto em relaçao a moda é apenas psicologico... nao sei como eu seria se vivesse em uma época como essa, talvez mais uma entre tantas? Eu ouso em dizer q sim...

    ResponderExcluir
  8. Creio que sim, Jana.
    Nessa época era tudo muito rígido, não havia pedão para as mulheres rebeldes. E graças ao sofrimento dessas mulheres, hoje somos capazer de saber o que é bom e o que não é para nós. Imagina sofrer dores constanes pelo aperto e peso das roupas ou desmaios constantes por falta de ar dos espartilhos? Não era à toa que elas não faziam nada mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    gostara mto de saber qual o tipo de renda que era utilizada na era vitoriana!!! podem me ajudaR? segue meu email: kkzudaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila!
    Você se refere à aquelas rendas no decote que faziam babadinhos e tinham fitas junto? Se é essa que você fala elas se chamavam berthe ou bertha.

    http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&biw=1024&bih=584&tbs=isch%3A1&sa=1&q=bertha+lace&aq=f&aqi=&aql=&oq=

    Mas se você se refer à algum tipo específico de renda (tecido), eu não sei qual é.

    Att,
    Sana

    ResponderExcluir
  11. Nossa acho essa moda um maximo!!os espartilhos as saias rendas,pentiados,chapeis!!!tudo é um maximo!!Naquela epoca as mulheres sabia fazer penteados perfeitos e nunca ficavam feias!!!!hoje é dificil encontrar alguem alguem que saiba fazer!!!se bem se a gente sair com peteados desse jeito é capaz de jogaraem pedra!!!

    ResponderExcluir
  12. Era tudo lindo mesmo, mas não esquece que as mulheres ficavam em casa sem literalmente fazer nada, não cuidavam de filhos, nem da casa, então elas tinham bastante tempo pra se vestir e se enfeitar.
    Nos tempos modernos não temos tanto tempo assim, entramos no mercado de trabalho, cudamos da casa, filhos, maridos, acabamos por abandonar essas roupas que não eram nada práticas ;)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, seu Blog é demais , estou estudando história da moda num curso e aqui acho tudo q preciso para minhas pesquisa, mt bom msm!!!

    ResponderExcluir
  14. Ana: obrigada por lembrar de agradecer. Tem muita gente que não lembra.
    Se puder citar o blog na fonte eu agradeço, já que a pesquisa e o texto fui eu quem elaborei ;)

    ResponderExcluir
  15. E as crianças?As meninas se vestiam como? Elas usavam espartilhos ou outra roupa a partir de que idade?

    ResponderExcluir
  16. anônimo: as crianças usavam bata e casacos até uns 3 anos e depois disso a roupa era igual à das mulheres adultas, até com espartilho.

    ResponderExcluir
  17. q pena q era tudo assim tão pesado e nada prático,mas ainda assim é lindo.deviam inventar uma versão mais leve,fresca e prática mais com resultado bem similar!por exemplo,uma crinolina feita de akele msm tecido q se faz sutiã de bojo,e ai era só por a saia por cima,e ao invés de espartilho,pra marcar a cintura usassem uma cinta,ou um espartilho msm..seria bom e "usável"nos países de clima tropical,como principalmente o Brasil.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in