Destaques

30 de janeiro de 2013

Creepers invadem o Mainstream

Eles sempre foram a cara do underground! No Rockabilly, Pschychobilly, no Punk, nos Teddy Boys, os creepers nunca saíram de moda sendo mantidos atualizados por marcas alternativas como Demonia e New Rock.
Há um tempo atrás invadiram páginas e páginas do Tumblr nos pés de meninas hipsters/alternativas/fashionistas. A peça sempre sendo usada como algo cool e diferente, um destaque no look. Como a moda mainstream está sempre de olho no que rola nas ruas, nas subculturas e nas redes sociais focadas em imagens, não demorou pra marcas como Chanel colocarem os creepers nas passarelas da alta costura.

Os creepers surgiram logo após a II Guera Mundial em soldados do norte da África. A sola grossa protegia os pés do clima da região. Muitos destes soldados foram pra Londres e assim os calçados se tornaram conhecidos e conquistaram os pés dos Teddy Boys na década de 1950. Em 1970 eles retornam com Malcolm McLaren e Vivienne Westwood nos pés dos Punks. 

Desde então, remodelado já passou por subculturas como o ska, psychobilly, Visual Kei entre outras. Nos anos 1980, começam a dar as caras no mainstream em marcas como Thierry Mugler, e agora, com o recente revival da estética retrô/vintage, desde 2011 eles retornaram numa estética mais fashionista inclusive misturados com a tendência grunge/anos 1990. Portanto, não estranhe se em pouco tempo o calçado estiver nas vistrines de grandes lojas, no interior ou nos pés de patricinhas descoladas. Como tudo marginal que se torna fashion, o jeito é esperar a moda passar para o estilo pessoal permanecer.

Veja também: Tendências Alternativas - Moda Masculina

Creepers nos Teddy Boys (década de 1950):

  
Creepers mantido vivos, modernizados e variados por lojas alternativas:



Creepers no desfile Alta Costura da grife Chanel:

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Eu amo Creepers, desde a história até como é possível combina-los com tantos estilos!

    ResponderExcluir
  2. Notei também influências do Hime Lolita nestas fotos do desfile da Chanel.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in