Destaques

10 de fevereiro de 2013

Tendências Alternativas: Neo Hipsters

Os Hipsters atuais são pessoas com estilo próprio que acabam por lançar tendências alternativas.
Eu digo "hipsters atuais", porque a palavra já designou outros tipos de comportamentos, mas desde os anos 2000 se refere à pessoas entre 20 a 25 anos, de classe média, com aversão ao mainstream e com a mania de misturar moderno com retrô e vintage. O estilo destas pessoas costuma chamar bastante a atenção tanto por serem realmente bons quanto tristemente "ruins" ou caricatos.
Dúvida? Uma simples busca no google por imagens lhe dá a idéia clara de como eles são. Clique AQUI.


Ironia do destino: 
A intenção de se vestir diferente do mainstream provocou o inesperado: uma peça usada por um hipster se torna cool e o mainstream copia transformando aquilo em peça de massa. A popularização da peça deixa os hipsters horrorizados com pessoas se vestindo semelhante à eles. Então, logo eles encontram outra peça diferente para usar no lugar, podendo ser  a mistura de uma tendência internacional e uma peça que era da bisavó. Sim, o estilo hipster não é necessáriamente um só, é uma mistura do que ainda não caiu no gosto popular.


Tendências: Já postei aqui no blog algumas vezes sobre peças que surgiram no meio alternativo e logo se massificaram ou se tornaram copiadas assim que a imagem das mesmas se proliferou na internet. 
Um bom exemplo disso, é um post muito simples que fiz em 2009 sobre a marca Black Milk. Três anos depois, as peças que essa marca criou são hoje forte candidatas a serem encontradas na Renner e na C&A neste inverno. Falo de leggings estampadas, galaxy, estampa de cruz, maiôs com corpo de esqueleto.... tudo isso, a Black Milk desenhou anos atrás. Com clientes claramente hipsters, a marca cresceu um absurdo nestes últimos anos, eu fico estupefata quando entro no site hoje e lembro dele como era "pobrinho" de variedade três anos atrás (mas muito criativo)! Sem dúvida uma das marcas que mais se deu bem com os hipsters! Porque? Porque é uma marca que apresenta estampas inovadoras mas com influência retrô que são copiadas à rodo hoje por outras marcas.

O que mais é de origem hipster?

- Short curtinho com tachas
- Cruzes/ cruzes invertidas
- Simbolos ocultistas
- Um lado da cabeça raspado (side cut)
- Cabelos em tons pastel
- Estampas com Meu pequeno ponei / Hello Kitty
- Óculos Wayfarer
- Usar chapéus
- Moda retrô anos 1980 e 1990 (cintura alta, cropped top, coturnos de salto grosso)
- Botas ao estilo Jeffrey Campbell

Viu muito disso por aí ultimamente?
Pois é,  você não sabe onde começa o mainstream e onde começa o alternativo. Isso é a moda hipster! Acaba que hoje em dia, todos os alternativos tem um pouco de hipster dentro de si. 





Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Excelente postagem! Ha muito que queria uma definicao mais explicita e direta do que sao os hipsters e nao encontrava
    Acabei me identificando muito mais com eles do q com outros estilos de subcullturas. (Nao estou me chamando de hipster rs)
    Simples, direto e super explicativo. Com toda a certeza merece ser compartilhado para quue mais pessoaas saibam o significado e parem com piadinhas por "ignorancia"

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, fiquei rodando por aqui um tempão olhando outros posts.
    Excelente.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  3. O cabelo raspado de um lado (tbm chamado de eclipse) ja era usado desde o final dos 70 início dos 80 pelo post punk/goth. É difícil citar qualquer coisa hoje como 'inovação' que ja nao tenha sido feita antes. O que é os hipsters fazem é misturar varias influencias - mesmo sem saber. E até isso os new romantics ja faziam hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freon, mas é isso que digo no texto...
      Minha irmã usou sidecut nos anos 1980, por isso no inicio do texto eu digo que a nomenclatura "hispter" atual se refere à esta geração que hoje em dia tem de 20 a 25 anos e que mistura peças tendência com retrô. No caso, o side cut seria um elemento retrô.
      Quando eu digo ali na lista que tais coisas são "de origem hispter" não é a origem original de onde o objeto surgiu historicamente mas sim no contexto comercial da moda mainstream atual (que pegou estas peças dos hispters). De fato, acho que não era a palavra apropriada pra ser escrita ali, ficou ambíguo!!

      Excluir
  4. É uma tarefa árdua apontar o que é tendência hipster: eles são meros camaleões que vão mudando de acordo com o que é visto como estranho/chama atenção.
    eles começaram tentando (ah, como tentaram!) imitar os góticos mas o resultado era pobre e over (parecido com a garota envolta em crucifixos da segunda foto. Excesso de maquiagem (mais do que um gótico usaria, ou seja, o excesso do excesso) um tal de falsas tendências suicidas (estas, muito erroneamente associadas ao gótico). Aí cansou. Encheu. E aí resolveram atacar de "nerds" (oh céus!).
    Os óculos enormes são muitas vezes sem lentes ou (pasme) com falsas lentes de grau. Mas estudar na escola e ser nerd de verdade ninguém quer, né? Só fazer tipo. Os hipster apenas mimetizam grupos segregados da sociedade (primeiramente os góticos, atualmente os nerds) mas não pertencem a esses grupos de fato. Não têm identidade própria, então imitam os que têm.

    Não acho bonito, nem o look e nem a atitude sanguessuga com os outros estilos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog, aodrei seu artigo falando sobre hipster.
    Dê uma olhada nesse blog, ficou bem legal a forma que ela tratou hipster, de forma rápida e sútil.

    http://patifurbino.com/moda-e-looks/hipster/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in