Destaques

6 de março de 2014

Tendência: Punk e Grunge

Talvez vocês já devam ter notado que duas das tendências de inverno pra este ano são o Punk e o Grunge. Estas são as modas subculturais que estão sendo cooptadas pelo mainstream no momento.
O punk é considerado um dos mais importantes movimentos juvenis senão o mais importante (esta autora acredita nisso). Muitos elementos estéticos alternativos que usamos nos dias de hoje tiveram origem no punk.
Já o grunge, é o último movimento rebelde juvenil genuíno. Depois do grunge, nenhuma outra subcultura de rebeldia surgiu. Dentro do grunge, existe o Kinderwhore, a estética feminina da época.

Nas lojas de departamento brasileiras, já começamos a ver as primeiras peças do revival da moda destas subculturas. O punk não vem sujo e contestador, vem mais como um street style rockeiro, com camisetas estampadas e tecidos xadrezes. As peças carregam referências do passado mas com cortes atuais.  Ah, e se você se prendia à seu coturno como a última essência underground ainda não massificada, esqueça! É bem provável que neste ano os coturnos invadam os pés dos seguidores de tendências...

Catálogo da loja Riachuelo:



As tendências...
Bom, não pensem que estas tendências estão apenas no mainstream. Algumas marcas alternativas também estão vendendo roupas nestes estilos. 
 
O xadrez: lembram que publiquei sobre essa tendência o ano passado? [aqui] Aparece tanto na estética punk como na grunge, assim como o coturno! Sim, porque a moda grunge tinha muitos elementos do punk em sua essência. As camisetas de flanela de hoje, ao invés de largonas e quadradas como nos anos 90, são acinturadas e femininas.



A moda grunge feminina dos anos 90, quando não era uma versão da masculina, era o ultra-feminino Kinderwhore. O kinderwhore usava vestidinhos com corte inspirado na década de 1960. E essa década é tendência assim como a de 90. Golas mais altas, cores neutras, minimalismo...


PVC... o plástico foi usado pelos punks em seus looks de referência fetichista. Eu não sei o quanto essa tendência vai pegar por aqui porque plástico esquenta pra caramba e não é em qualquer lugar do Brasil que temos inverno que sustentam looks em vinil. Nesta temporada o plástico entra em calças, casacos, saias e também em acessórios. 
O mais legal é que como eu fui adolescente no fim dos anos 90 e tenho mania de guardar algumas coisas, eu tenho alguns braceletes e gargantinhas em pvc originais da época, elas se assemelham ao bracelete da foto abaixo. =)


E vocês gostam destes estilos? Vão aderir?



Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Ta aí uma tendência que eu aprovo e quero que fique por muito tempo! Adoro ambos os estilos. Adorei o creeper xadrez <3

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Marielen! Eu também adoro xadrez, kinderwhore, coturnos, vinil... =D
      Esperando pra ver se as lojas vão acertar ou estragar tudo rsrs!

      Excluir
  2. Amei também o creeper xadrex, amiga
    teu blog é único, queria ser teu amigo,,, obrigado pelas postagens
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in