Destaques

1 de setembro de 2010

Homens de Saia

Hoje em dia ver um homem de saia pode ser exótico, mas a saia sempre foi parte do vestuário masculino. Os homens ocidentais abandonaram completamente as saias há pouco mais de dois séculos. Atualmente 3/4 dos homens do mundo ainda as usam, a grande maioria deles mora no oriente. Outro fato histórico interessante é que as mulheres usam calças há pouco mais de 100 anos, com o surgimento das primeiras feministas e da necessidade da mulher entrar no mercado de trabalho, na época, uma mulher de calças chocava a sociedade.

Os homens usam saias desde tempos imemoriais, há mais de 3.000 anos os sumérios já usavam um tecido para cobrir as partes baixas; os antigos gregos usavam a toga e seus gladiadores usavam saias; para um Romano as calças eram um insulto, pois ocultavam suas pernas musculosas que eram consideradas os pilares da força e da virilidade; os antigos egípcios usavam uma saia semelhante ao sarongue, presa com amarrações. A saia era uma peça do vestuário que não delimitava território masculino ou feminino.


Durante muito tempo homens e mulheres se enrolaram em túnicas e ainda hoje podemos testemunhar no oriente a utilização desta vestimenta nos países do sudeste asiático onde temos o sarongue, o dhoti, o lungi e os pareôs na Polinésia. No oriente médio há o caftan e nos países africanos o djelabas é vestimenta tradicional. No Japão há o hakama e o próprio Jesus em sua época provavelmente usou saias pois em seu tempo, o que dividia os gêneros era o decote: as mulheres cobriam os seios.
É possível hoje, imaginar líderes eclesiásticos sem suas saias? Até mesmo o Papa e os mulás as usam. Na Escócia, o kilt indicava através da cor de sua padronagem xadrez, o clã (família) que a pessoa fazia parte. O kilt é uma criação celta, povo antecessor dos escoceses, assim como dos irlandeses, que também os usam. Hoje, o kilt é considerado uma vestimenta folclórica. Na idade média os anglo-saxões e os normandos também usavam saias.

Foi a evolução da alfaiataria, a partir do século 19, que impulsionou a especialização das vestimentas. No século 15, a túnica do homem foi ficando mais curta e apertada, enquanto aumentava o número de homens usando uma espécie de meia-calça. Uma maior renúncia masculina à saia começou no século 17, que reduziu a variedade de modelos de roupas disponíveis para os homens. Mas foi no início da Era Vitoriana que praticamente o homem perdeu o direito de usar saias e passou a usar apenas calças.
E é essa mentalidade que carregamos até hoje. Por que não aceitamos que os homens não podem usar as duas peças (calças e saias) e a mulher pode? Historicamente as saias pertencem à ambos os sexos. Só as calças são uma questão de gênero (masc/fem).

Algumas saias ao estilo Kilt:

Desde os anos 1960, época da contracultura, vários estilistas tentaram reintroduzir a saia masculina na moda, pegando emprestado ideias de culturas e eras diversas, alguns designers reinventaram a saia para homem. Em 1980, algumas celebridades e estilistas como Jean-Paul Gaultier, Giorgio Armani, John Galliano, Kenzo, Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto tentaram promover a ideia de homens usando saias, sem a intenção de popularizá-la. E desde meados da década de 90 várias empresas foram criadas para vender saias projetadas exclusivamente para os homens.

Na França atual, há uma associação chamada "Hommes en Jupe" (Homens de Saia), fundada em junho de 2007. Moreau, Presidente da associação, diz que os homens querem o direito de voltar à usar saias na França, já que a peça de vestuário tem um signo, símbolo e significado na cultura.

Reivindicamos o uso de saia pelos homens em um estilo masculino e não andrógino. As mulheres provaram que podem usar calças compridas, nós queremos provar que um homem pode continuar sendo homem, de saia". "Não somos animais de circo nem exibicionistas e nosso movimento não tem nada de folclórico. Os homens têm o direito de lutar para usar saias, assim como as mulheres lutaram no passado para vestir calças compridas."
Eles reivindicam o “direito de dispor plenamente do próprio corpo... afinal as saias são mais confortáveis, mais amplas, não restringem as partes íntimas, e por isso são mais adequadas à fisionomia masculina". A ideia não é converter todos os homens a usarem saia, mas dar o direito de cada um vestir o que quer. O uso desse traje por homens ainda é algo que faz as pessoas rirem, olharem torto ou com ironia. Os associados da "Hommes en Jupe" consideram a saia confortável e não querem passar o resto da vida limitados ao uso de calças alegando que a moda masculina hoje é "pobre" e sem imaginação. Por enquanto, as saias não abrangem o vestuário em situações profissionais. Nenhum dos membros dessa associação utiliza saias para ir ao trabalho. "Ainda estamos muito longe do momento em que os homens poderiam vestir saias no trabalho. Não há como fazer isso hoje". "Esse é um dos grandes problemas enfrentados por membros da associação. Muitas vezes é difícil que a própria família aceite isso. E o fato de usarmos saias pode ser utilizado contra nós na justiça em processos de divórcio e guarda dos filhos".

Não é curioso nos dias de hoje, o homem não ter a liberdade de vestir o que quiser e ser julgado por isso? É o machismo se virando contra os próprios homens. Acho que as mulheres há tempos estão acostumadas a serem julgadas pelas vestimentas. As mulheres durante os últimos dois séculos se tornaram mais agressivas usando peças do guarda-roupa masculino (calças, camisas) em busca de um estilo que as desse poder equiparado aos homens. E os homens mantiveram-se conservadores e imutáveis em suas vestimentas por dois séculos, o que explica a "pobreza" na variedade de roupas masculinas atualmente.

Na Suécia, de uns tempos para cá, os operários da construção civil usam saias azuis em jeans até os joelhos com grandes bolsos exteriores para as ferramentas e um bolso interno para objetos pessoais. Esta saia para homens recebeu um prêmio de Moda e está sendo lançada pela Blåkläder, uma empresa que desde 1959, fabrica uniformes para várias profissões (foto abaixo).  



Em 2002, uma exposição intitulada "Bravehearts: Men In Skirts", no Victoria and Albert Museum em Londres, focou na reação que as pessoas têm diante de um homem comum usando saia em lugares públicos e as reações provocadas por esse ato. Muitos riam, outros manifestavam agressividade através do preconceito e críticas moralistas, julgando tal atitude como exibicionista. O intuito da exposição foi o de explorar o modo  como diferentes grupos e indivíduos (de estrelas da música à designers de moda), têm promovido a ideia de homens vestindo saias como "o futuro da moda masculina", exibindo saias em manequins, como se estivessem na vitrine de uma loja de departamentos. A exposição salientava que os designers de moda masculina e os usuários de saia empregam seu uso com três finalidades: de transgredir códigos morais convencionais e sociais, redefinir o ideal de masculinidade e para injetar novidade na moda masculina. A exposição também associou o uso de saias masculinas em movimentos de juventude e movimentos subculturais anárquicos, como punk, grunge, gótico e glam rock. Na exposição o visitante também pôde ver saias usadas por Kurt Cobain e criações de diversos estilistas como Vivienne Westwood e Paul Smith.

O estilista Marc Jacobs

A novidade agora é que desde 2009 há uma certa tendência na moda mundial de tentar fazer os homens ocidentais voltarem a usar saias, através do trabalho dos designers contemporâneos. "A roupa masculina deveria se inspirar na roupa feminina e não somente o inverso”, revelou a estilista da grife Prada. A tendência dos homens usarem saias ou kilts, a tradicional saia masculina escocesa, está aumentando. O estilista Rifat Ozbek acha que os homens têm medo de que a saia vá alterar sua sexualidade: "Os homens só aceitam usar saia se ela for revestida de um peso histórico, como a saia escocesa ou ainda se for uma peça assinada por um estilista famoso, pois isto não vai fazer com que um homem se sinta menos homem", opina. 

Recentemente a empresa Utilikilts, localizada em Seattle, EUA, afirmou que vende mais de 12.000 saias masculinas por ano. E suas saias se tornaram uma visão comum na cidade, especialmente em eventos culturais alternativos. Sendo as saias usadas com botas ou coturnos pretos. Ele diz: "Eu realmente vejo mais pessoas vestindo kilts em Seattle que eu fiz quando vivia na Escócia".

Desfiles de Rick Owens e Gareth Pugh
 
A saia está sendo usada como uma forma de mostrar que um homem pode estar na moda. Com exceção da saia escocesa, o kilt, os homens continuam muito receosos na hora de vestir qualquer tipo de saia. O kilt, na altura do joelho é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, cujo comprimento vai da cintura aos joelhos. O que o define como kilt (o tecido é chamado tartan) é a forma como foi confeccionado: de acordo com as cores utilizadas e o padrão que formam, representam as famílias (ou clãs) escocesas. Os kilts irlandeses são de cores sólidas: preto, azul-marinho, verde, vermelho, laranja, marrom...
Encontrar saias masculinas em lojas alternativas é bem comum, até mesmo no Brasil. Embora muitas delas chamem as saias masculinas de kilt, só é kilt as saias com as características citadas acima, se não forem assim, não são kilts, são simplesmente "saias masculinas" mesmo.

Muitos estilistas têm apresentado saias em seus desfiles masculinos: Jean Paul Gaultier, Alexandre Herchcovitch, Vivienne Westwood, Agnès B., John Galliano, Etro, Comme des Garcons, Yves Saint Laurent, Alexander McQueen, Rick Owens. Dentre todos estes estilistas, Marc Jacobs é o único que usa saia com frequência no seu dia a dia.

Desfiles de:  Jean Paul Gaultier, Alexandre Herchcovitch, Comme des Garçons, Givenchy.

 



O homem também tem direito de usar saia?  Por que neste momento histórico o retorno à saia pode ser importante na moda masculina?  Quem são os homens que querem usar saia e por quê?  


Dicas aos homens que querem usar saias: 
As saias masculinas podem ser longas ou curtas (abaixo dos joelhos). Cores discretas, como cinza, marrom, preto ou caqui. Na parte de cima, camisetas ou camisas sociais. No inverno: camisas fechadas, golas altas, blusas de lã, cacharrel, que podem ser complementadas com blazer ou paletó. Nas pernas use leggings pretas e se tiver coragem: meias calças fio 80 ou fios acima de 100. Há uma empresa francesa, a Gerbe e uma alemã, a Collanto, que são especializadas em meias calças para homens (a Europa, por ter um inverno rigoroso, é comum o uso de meias calças masculinas). No Brasil, ainda não conheço nenhuma marca específica de meias calças para homens. Nos pés use: no verão: tênis, sandálias semi-abertas ou mesmo chinelos. No inverno, botas de cano curto ou longo. 

Saias  nas subculturas:


+ Links:
Kiltmen

Leia também:
Minissaia, a peça mais revolucionária de moda completa 50 anos!



Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos. 
 

Comentários via Facebook

30 comentários:

  1. Apesar de achar interessante o interesse dos estilistas e até do público masculino (apesar de ser uma pequena parte) no uso da saia masculina, mas não consigo imaginar a saia ser usada pelos homens em geral, apenas uma pequena parte os mais fashionistas e os das sub-culturas.
    Não sei direito, é apenas uma impressão minha, tomara que eu esteja errada hehe.
    Porque é bom ver uma variedade e mais opções na moda masculina, que como você disse há dois séculos vem sendo a mesma coisa.
    E engraçado que uma coisa que antigamente era vista como virilidade, como deixar os músculos das pernas expostos com o uso da saia pelos romanos, hoje as pessoas encarem com uma opinião totalmente diferente.
    Gostei de post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Deze,
    Eu também imagino que, se a tendência dos homens de saia ficar um pouco mais forte, quem as usará serão os gays, os garotos de subculturas (punks, góticos, metallers) e os fashionistos. O homem comum, não imagino-os querendo usar a peça.
    Uma das formas bem legais que eu acho que podera ser menos "chocante" pros homens é a forma como Rick Owens apresentou em seu desfile: com calça e bermuda por baixo: http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/06/rick-owens-ss2011.html

    Mas creio que nas futuras gerações, quem sabe, afinal acho que serão garotos com mentes mais abertas.

    Pra você ver como os estilistas estão tentando salvar a moda masculina no mesmismo, afinal, deve cansar fazer sempre o mesmo tipo de roupas pros homens, por isso muitos estilistas preferem fazer roupas só pra mulheres, porque tem-se muito mais liberdade criativa. As mulheres aceitam as novidades da moda de forma muito fácil.

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu usaria alguns modelos dessas saias do joelho para as mais compridas.
    Não é por que usa saias que um homem é necessariamente homossexual e esse mito já deveria ser refutado a bastante tempo.Concordo com você no fato de a moda masculina ser muuuito pobre e a mesma mesmice,enquanto as mulheres já tem uma maior variedade de opções de roupas.
    Não me importo com a opinião alheia nem tenho medo de ousar e usaria sim peças de época mais trabalhadas,criativas e ousadas,mas não quando em relação a saia,simplismente admiro quem tem essa coragem,mas só pensaria em usar quando ela for mais aceita na sociedade.É uma questão complicada e complexa já que meus pais não aceitariam,aqui tem muita gente que se incomoda de mais com a vida dos outros e muito machismo e preconceito,provavelmente se andasse de kilt ou saia mais longa na rua seria espancado ou algo do tipo, as piadas indecentes eu não me importaria,mas o problema é a agressividade de muitos individuos ,a ignorância,a intitulação de gay sendo hetero(ignoraria facilmente todo e qualquer preconceito se fossem apenas palavras ou piadinhas,todavia existem pessoas que querem bater mesmo).

    ResponderExcluir
  4. Concordo Sirius.
    Mesmo entre os garotos subculturais brasileiros, só os vejo de saia em festas e andam de carro, ou seja, nem se expõem ao olhar das pessoas na rua.

    Os nossos pais, enquanto morarmos com eles temos que respeitá-los, querendo ou não é a casa deles né? E eles impõem as regras, acho que no futuro faremos o mesmo em nossas casas.

    O problema nem é tanto as pessoas falando, mas sim a violência, no mundo de hoje, se agride alguém por bem menos do que uma saia, imagine quem ousar transgredir as regras mais conservadoras. É um risco de morte mesmo, infelizmente. E é só uma peça de roupa.

    ResponderExcluir
  5. Adoro homens de kilt. Mas precisa ter um certo estilo pra usá-la. É q nem cabelo comprido. Tem homem q tem cabelo comprido por falta de grana/vontade de cortar ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo assunto. Gostei. Eu sou um que gostaria de fazer parte dessa associação francesa. Pena que não é aqui no Brasil. Creio que se os homens adotassem as saias ao vestiário masculino, mesmo não sendo o kilt, não estarão deixando de ser homens comuns, mas terão amplas opções de vestiário. Além das calças, as saias são bem mais amplos, e bem mais confortáveis no calor. E o melhor de tudo, é que terão direito de vestirem o que quiserem a partir dai.
    Visitem meu blog sobre o tema: http://saiaparahomem.blogspot.com/
    Fique avontade para seguir ou comentar.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post!

    Não acho que a saia masculina vai ser implantada logo na moda "convencional". Não imagino que nossa sociedade extremamente preconceituosa e conservadora vá aceitar.

    É estranho dizer "conservadora" nesse caso já que a saia masculina é tão antiga...mas enfim. Esse mundo é louco. =)

    Acho ótimo que pelo menos nas subculturas essa tendência esteja crescendo. Fica realmente bonito sabendo usar, e nada feminino! Em alguns casos fica até mais masculino do que calças.

    ResponderExcluir
  8. É verdade Triana!
    Em alguns casos parece que reforça a masculinidade.
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Amei o post! Sou contra o preconceito de homens usarem saias, sendo que na maioria dos casos fica lindo, style! Mas é preciso estilo para um homem usar uma peça dessas. Não é para qualquer um...

    Em off... quanto homem lindo nessa postagem! Fiquei tonta! Estou amando homens de saia hehehe.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela postagem. ERu tenho um blog sobre kilt e ficaria feliz em sdivulgá-lo

    stamoskilts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sana, fiz uma reforma no blog

    www.stamoskilts.blogspot.com

    Pensei em fazer parceria

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante o blog e essa postagem !

    Espero que ñ se importe, eu coloquei o link do seu blog em meu blog.

    http://pqptudoinutil.blogspot.com/2011/03/homens-d-saia-imagens.html

    ResponderExcluir
  13. Sana, como é o nome específico disso?

    http://www.vam.ac.uk/images/image/2827-popup.html

    O nome desse look existe?

    ResponderExcluir
  14. Quer saber se o nome tem um look?
    Que eu saiba não. Foi foto de catálogo 2001/02 da coleção do JPG, saiu em várias revistas e tal. mas não creio que tenha um nome específico.

    ResponderExcluir
  15. PREPARATIVOS DA I EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 'STAMOS KILTS!

    O primeiro blog brasileiro sobre kilt promoverá um passeio para a confecção de
    fotografias focalizando homens de kilt/ saia para uma exposição cujo local
    será definido posteriormente

    Trata-se de um evento gratuito e sem fins lucrativos. Interessados devem acessar
    o blog.


    'Stamos Kilts!
    Decência. Virilidade. Elegância

    www.stamoskilts.blogspot.com


    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113458906

    ResponderExcluir
  16. Dúvidas:

    http://1.bp.blogspot.com/_7w771LFkrBg/TH7LiSoneJI/AAAAAAAAJ6A/5MVGFPilRVc/s1600/x610.jpg
    Quem é o estilista?

    http://4.bp.blogspot.com/_7w771LFkrBg/TH7LUzpEtvI/AAAAAAAAJ4A/4Sho4ofVlm8/s1600/00180m.jpg

    Pretendo usar essas imagens e outras da internet nmum post. Eu quero citar as fontes dos estilistas bem como os blogs maravilhosos como o seu

    ResponderExcluir
  17. A primeira imagem é do meu queridinho inglês Gareth Pugh, a segunda eu esqueci, mas acho que é de marca italiana, vou ter que procurar nos meus cds e te respondo.

    Já leu essas postagens? Tem saias por aqui tb, em editoriais e desfiles: http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/08/jaiden-rva-james.html

    http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/06/samurai-moderno.html

    http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/04/dejan-despotovic.html

    http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/02/dark-performance.html

    http://modadesubculturas.blogspot.com/2010/01/sp-fashion-week-alexandre-herchcovitch_21.html

    outra coisa, dá uma procurada pelas coleções menswear da Comme des garçons/Rei Kawakubo, Rick Owens, Ann Demeulemeester, Marc Jacobs e o próprio Gareth pugh, sempre tem alguma saia nas coleções masculinas deles.
    ;)

    ResponderExcluir
  18. Sana, muito obrigado, visitarei os links e referências.

    Vc tem entrado nos sites dos estilistas? Acessei uma vez o da Chanel, mas acessar o site do JP Gaultier não é fácil pq não consigo ver as opções de indumentária, somente perfumes...


    http://www.jeanpaulgaultier.com/


    O site do Commes des Garçons não tem nada, só um fundo colorido kkkk


    O site do http://www.yohjiyamamoto.co.jp/#/yy/main/homme/21/

    possui belas peças, mas como copiar em JPEG? Fazendo print....

    ResponderExcluir
  19. hmmm, eu não entro em sites de estilistas... pego imagens e informações em sites de moda ou blogs mesmo.
    Se quiser ver coleções entre no www.style.com no link fashion shows e escolhe a temporada. Ou então entra no site da Elle (brasileira ou americana) da Vogue americana que também sempre tem notícias e fotos de coleções ou desfiles.

    ResponderExcluir
  20. http://3.bp.blogspot.com/_7w771LFkrBg/TH7Ld3HzjhI/AAAAAAAAJ5Q/bsSNkxwQirM/s1600/jpg.jpg

    Estes são do JPG?

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho muita vontade de usar saia, mas tenho medo do que as pessoas vão dizer. Imagino que seria muito confortável vestir saia as vezes,as mulheres lutaram pelo direito de usar calça, então e conseguiram. Vamos ver daqui a 50 anos o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  22. E um fala,fala,famos em todos Cidades desse nosso Brasil,fazer um movimento como os aluno da USP de São Paulo,como eles fizeram,porque, falamos quem vai usar,não usar,que vam xingar,já sabemos que tudo isso vai acontecer,mas famos faze um movimeto,manifesto,porque a Saias Masculinas,chegaram nos temos é que usar,falar resmungar,querer bater só,se nos for bobo,se bater vai levar,eu uso o que quero.Mas se ficar um ali,outro lá,imail,internet,jornais,vamos ficar nesta mesmisa,é hora de usar,tem coragem,se tiver,vamos para o movimento,tá vendo os movimento neste Brasil,porque não começar,SAIAS MASCULINAS,chegou,vamos usar. 08/07/2013,Geraldo

    ResponderExcluir
  23. Olá a todos. Sou estudante de Design de moda e meu projeto de conclusão de curso é exatamente sobre HOMENS que usam saia. Preciso entrar em contato com pessoas que façam parte deste perfil.
    Meu facebook: https://www.facebook.com/rochester.halfeld
    Meu email: rochester.halfeld@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Tem de designers e casas de moda colocar no mercado e promover saias e vestidos com saias projetados para homens, para desconforto calças sempre foi insuportável, só que a maioria dos companheiros temem deu-lhes falar sobre sua desconfortos e necessidades. Alguns pensavam que iriam rir ou ridicularizar se eles estão demonstrando sua insatisfação e desconforto, e preferiu viver com o maior desconforto.
    O macacão ou calça foi proclamado por tarefas específicas, mas agora temos essa tortura imposta a tal ponto que inequivocamente está afetando a saúde ea qualidade de vida dos homens e suas famílias.

    As calças são a peça menos apropriado para vestir um homem cueca boxer, atua como uma tala sobre os órgãos genitais, (promoção da disfunção e deficiência), no centro de costura da calça, (chamado de tiro), abusado, machucado e desconfortável durante todo o genitais de tempo ou cinto pulseira torniquete serve, e força o coração a bombear o sangue mais esforço (para superar a contração que torna o torniquete) e má irrigação afetar sangue do sistema digestivo, o sistema sistema urinário, reprodutivo.
    Além de usar as calças de homem acabado de urinar em pé, que é totalmente natural. Saias e vestidos com saias para homens são extremamente mente saudável, confortável e confortável. As calças, cuecas apertadas, o centro de costura das calças eo cinto ou faixa, estão promovendo doenças modernas de homens: impotência, infertilidade, próstata problemas e testículo possível câncer.

    Nenhuma parte do corpo masculino que são os órgãos genitais mais abusadas.
    Para uma melhor saúde e conforto usar saias ou vestidos com saia para homens.

    ResponderExcluir
  25. Os dois únicos inconvenientes de uma saia (para os homens ou para as mulheres, pelo menos), são má concepção ou mau desenvolvimento do vestuário.

    Se a saia é muito curta, é até estarla puxando uma saia até o joelho, ou sete centímetros abaixo do joelho, é uma medida ideal, ou considerada por muito tempo, ea largura de 98 centímetros, ou mais, se desejar. ou o anel (ou borda), não cobre muito e, possivelmente, o vento, e se a saia é muito estreito ou estreito, não vai deixá-lo tomar a mergulhar ou caminhar ou subir escadas (então caberia a pé joelhos, ou pedir ajuda), mas como eu disse é mau design, ou o desenvolvimento da peça.
    A saia é uma peça que oferece muito conforto e segurança nos costumes dos povos que usam e usam saias, e ser um cavalheiro ou uma dama. A saia, não deixe de ver a luz quando o tecido por trás das saias são muito transparentes, segurança fornecidas a qualquer momento se a tentativa de LEVANTAR A SAIA Brisa.

    ResponderExcluir
  26. Que legal adorei o post! É uma pena que o preconceito exista, ainda mais sobre uma cultura que era comum e hoje parece um bicho de 7 cabeças.Com o tempo isso evolui e as pessoas vão largar de serem machistas.

    ResponderExcluir
  27. Gostei post do Samuel, isso mesmo samuel saia e uma peça ser usada tanto para os homens e mulheres, mas com bem aparencia que não seja escandaloso, mas na minha opinião como diz Samuel diz cuidar da parte inferior do corpo (genital masculino), a calça machuca dependendo do tecido, ser for saia não importa que tipo de tecido tudo e confortavel dia todo, mas aqui no brasil infezmente ainda não adotou essa moda, tem muito preconceito em varios departamento de trabalho do dia dia, será que daqui alguns anos vai aprovar essa moda.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in